Vivenciando experiências intensas


  Nas aulas de Educação Física do Colégio Técnico da Fundação José Carvalho, administradas pelo professor Danilo Peneluc, nós, alunos, tivemos a oportunidade de vivenciar experiências com esportes para deficientes visuais e deficientes com pouca mobilidade.
  Os esportes praticados foram goalball ou vôlei sentado. O goalball é um esporte especificamente desenvolvido para deficientes visuais e é o único esporte paralímpico que não é adaptado.
  Em uma partida de goalball, é preciso de duas equipes com três atletas cada com o objetivo de fazer gols. Durante o jogo, os atletas têm a função de arremessar e defender. A bola arremessada deve tocar em determinadas áreas da quadra para que o lance seja considerado válido
. 
  O voleibol sentado é a adaptação  do vôlei para deficientes com dificuldades de locomoção. As regras são semelhantes à do voleibol tradicional, com algumas diferenças, como a de que é permitido bloquear o saque adversário e o contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.
  Nessa vivência, pudemos sentir e observar os obstáculos e desafios que esses deficientes têm no dia-a-dia, e mesmo assim ver como eles lutam para superá-los.


 Por: Júlio Vinícius