Expo

Está sendo realizado no Colégio Técnico da Fundação José Carvalho pelas turmas do 3° anos, uma série de apresentações coordenadas pela professa Rosângela Rebouças De Araújo, professora da língua esponhola. Cada turma ficou responsável por 3 artistas hispânicos e desenvolveram o trabalho em três dias com abordagens diferentes retratando a vida e obra dos pintores. O trabalho da 3° série A foi intitulado "EXPO 2017", o da 3° série B, "Los amantes del arte", e da 3° série C, "Festival sonidos e colores". O tema principal foi a vida de alguns dos artistas hispânicos, como: Antônio Berni, Pablo Picasso, Antônio Guayasamin, Roberto Ossaye, Joan Miró e Salvador Dali. Foi uma apresentação repleta de informações sobre a arte, o que é a arte e de que forma a arte hispânica é visualizada. Cada um desses artistas foram representados de alguma forma. Mas para você que não teve a oportunidade de assistir, eu vou resumir um pouco da vida deles.

  

Antonio Berni foi um grande pintor argentino. Nasceu em Rosário (Província de Santa Fé) em 14 de maio de 1905 e morreu em Buenos Aires em 13 de outubro 1981. A obra de Berni é pouco conhecida no Brasil, embora ela seja considerada a mais expressiva do século XX e a de maior cotação internacional entre os modernistas de seu país. Berni integra o grupo ligado à arte político-social na América Latina, com suas representações caricaturais e irreverentes de um universo popular de classes desprivilegiadas.



O artista espanhol Pablo Picasso destacou-se em diversas áreas das artes plásticas: pintura, escultura, artes gráficas e cerâmica. Picasso é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX. Nasceu na cidade espanhola de Málaga. Seu talento para o desenho e artes plásticas foi observado desde sua infância. Suas obras podem ser divididas em várias fases. Ele desenvolve o estilo artístico conhecido como cubismo. O marco inicial deste período é a obra Les Demoiselles d'Avignon (1907), cuja característica principal é a decomposição da realidade humana.



Oswaldo Guayasamín nasceu em Quito, capital do Equador, em 6 de julho de 1919. Ele faleceu em 10 de março de 99, quando ele tinha 79 anos. Sua obra humanista, marcada como expressionista, reflete a dor e a miséria que a maior parte da humanidade tem sofrido, e denuncia a violência que cada ser humano tem que viver no presente 20 monstruoso. Século marcado por guerras mundiais, guerras civis, genocídio, dos campos de concentração, as ditaduras e torturas.


Oswaldo Guayasamín nasceu em Quito, capital do Equador, em 6 de julho de 1919. Ele faleceu em 10 de março de 99, quando ele tinha 79 anos. 
Sua obra humanista, marcada como expressionista, reflete a dor e a miséria que a maior parte da humanidade tem sofrido, e denuncia a violência que cada ser humano tem que viver no presente 20 monstruoso. Século marcado por guerras mundiais, guerras civis, genocídio, dos campos de concentração, as ditaduras e torturas.











Roberto Ossaye nasce na cidade de Guatemala em 11 de janeiro de 1927. Sua vida transcorre em um contexto social tumultuoso e por esse motivo, grande parte da sua obra reflete a necessidade de mudança, de inconformismo e de luta contra o estabelecido em cores fortes e vibrantes, em formas que se rebelam contra as estruturas oficiais e definidas pela pintura da época. 





Joan Miró (1893-1983) nasceu em Barcelona, na Espanha, no dia 20 de abril. Foi um importante pintor. Inicialmente, Miró apresentou uma pintura com um estilo expressionista, com influências fauvistas e cubistas, com tendências de distorcer formas e usar cores pouco reais que destruíam os valores tradicionais. Em 1924, a pintura de Miró foi influenciada pelo movimento surrealista que surgiu em Paris, apresentando cenas oníricas e paisagens imaginárias.





Salvador Dalí nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres (Catalunha). Salvador Dalí (1904-1989) foi um pintor espanhol que se destacou por suas composições insólitas e desconexas. Com seu bigode sinuoso e com disposição para escandalizar foi um grande representante da Estética Surrealista.