A arte barroca



 A fotografia mostra desenhos de igrejas barrocas
feitos pelos alunos do 2 ano do Colégio Técnico e
coordenado pelo professor de artes Lázaro Borges.
  O barroco foi um movimento artístico e cultural do século XVII, surgiu na Itália e se espalhou por outros países católicos europeus e americanos. Iniciado no maneirismo e finalizado no rococó. Se manifestou nas artes plásticas, na literatura, no teatro, na música e na arquitetura. O nome dado ao  movimento provém de "pérola irregular", designando para coisas  excessivamente enfeitadas. 
  No momento em que a arte barroca surgiu o mundo passava por várias mudanças sociais e políticas. A religião católica estava  enfrentando a perda de fiéis para o protestantismo, porém os católicos conseguiram exercer uma forte influência na arte barroca, que mostrou todo o divergência deste período: a espiritualidade e teocentrismo versus o racionalismo e antropocentrismo.
  As pinturas e esculturas deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano. 
  A literatura se caracteriza pelo uso da linguagem dramática, o exagero de hipérboles e metáforas.
  Esse movimento, serviu também como uma forma dos artistas se expressarem, mostrando em suas obras a realidade de sua época, alguns artistas e obras famosas foram:

  • Bernini-Catedral de São Pedro;
  • Borromini-Palazzo Spada;
  • Velásquez-As Meninas;
  • Padre Antônio Vieira-Os Sermões;
  • Aleijadinho-Os Doze Profetas;
  • Gregório de Matos-Graciosa.
  A influência do Barroco na nossa atualidade pode ser encontrada na moda, por exemplo, em formas de rendas, as cores vermelhas e azuis na mesma peça, rococós e em filmes como "Anjos e Demônios" e "Constantine".
No Brasil, o barroco se iniciou com influências portuguesas, mas foi adquirindo características próprias.

Permaneceu na época colonial e ajudou os jesuítas na catequização. Seus maiores destaques foram nas cidades auríferas de Minas Gerias, cidades ricas e de intensa vida cultural e artística. 

Texto: Maria Regina, 2 ano C